Páginas

domingo, 31 de outubro de 2010

Carrancas ministra mini-curso "O oficio do Historiador: Perspectivas de pesquisa" em parceria com a Prof. Aurélia Sarmento

Nos dias 19 a 21 de outubro, o Cahis Carrancas em parceria com a Prof. Aurélia Sarmento, ofereceu o mini-curso "O oficio do Historiador: perspectivas de pesquisa", esta atividade fez parte da 10º Semana universitária da UPE.

O objetivo do mini-curso era discutir a função social do historiador, a regulamentação da profissão e as variáveis perspectivas de pesquisa da historiografia, além de aprendermos algumas noções básicas para escrever um projeto. Com uma turma de 40 pessoas, conseguimos apresentar o atual projeto que visa a regulamentação da profissão do Historiador, de autoria do Senador Paulo Paim e que hoje está tramitando na câmara federal. Apresentamos o acúmulo que a nossa Federação do Movimento Estudantil de História - FEMEH, vem fazendo e questionando, seus documentos, suas cartas e também apresentamos o posicionamento da Associação nacional dos Historiadores - ANPUH. Um debate enriquecedor para o nosso curso, em nossa instituição.


Discutimos as diversas possibilidades de pesquisa em História, suas fontes como: memória, tradição oral, fontes orais, iconografia, cultura material e identidade. Desta forma, se dividimos em grupos cada qual com seu monitor, sendo este um membro da gestão Carrancas.

Grupo Identidade e Memória, monitora: Camila Roseno



Grupo Cultura Material, monitor: Sergio Nere



Grupo Iconografia e Fotografia, monitoras Amanda Guerra e Mikaelle Barbosa


Grupo História Oral, monitor: Pedro Rogério


Encerramos no dia 21/10, apresentando como elaborar um projeto de pesquisa. Foi um espaço no qual, as pessoas puderam conhecer a FEMEH, ANPUH, debater sobre a regulamentação e ver o quanto é importante a nossa função para a sociedade.

Encerramento Grande CAHIS e Prof. Aurélia Sarmento.

Ps: Os certificados serão entregues para o coordenador de cada curso, então logo, logo serão entregues, provavelmente por o nosso CAHIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário